segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OS SETE PECADOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL (“GREENWASHING”)

Todos os direitos reservados a TerraChoice Environmental Marketing Inc.
 
Pecado do Custo Ambiental Camuflado   
É uma declaração de que um Produto é “verde” baseado apenas em um conjunto restrito de atributos sem atenção a outras importantes questões ambientais. Papel, por exemplo, não é necessariamente ambientalmente preferível apenas pelo fato de vir de uma floresta plantada sustentavelmente. Outras importantes questões no processo de produção do papel, tais como a emissão de gases de efeito estufa ou a utilização de cloro no branqueamento do papel podem ser igualmente importantes.
 
Pecado da Falta de Prova
Uma declaração ambiental que não pode respaldada informação de suporte facilmente acessível ou por uma certificação de terceira parte confiável. Exemplos comuns são produtos como lenços de papel ou papel toalha, que declaram várias porcentagens de conteúdo reciclável pós-consumo, sem fornecer evidência.
 
Pecado da Incerteza
Uma declaração que é tão pobre ou abrangente que seu real significado provavelmente não será compreendido pelo consumidor. “Totalmente natural” é um exemplo. Arsênico, urânio, mercúrio e formaldeídos são de ocorrência totalmente natural, e venenosos. “Totalmente natural” não é necessariamente “verde”.
 
Pecado do Culto a Falsos Rótulos
Um produto que, através de palavras ou imagens, dá a impressão de endosso de terceira parte quando este endosso não existe; rótulos falsos, em outras palavras.
 
Pecado da Irrelevância
Uma declaração ambiental que pode ser verdadeira mas não é importante ou é inútil para os consumidores que buscam produtos ambientalmente preferíveis. “Livre de CFC” é um exemplo comum, já que é um apelo freqüente apesar do fato de que os CFCs estão banidos por lei.
 
Pecado do “Menos Pior”
Uma declaração pode ser verdadeira na categoria do Produto, mas que arrisca distrair o consumidor do maior impacto ambiental da categoria como um todo. Cigarros orgânicos podem ser um exemplo deste Pecado, tanto quanto veículos utilitários eficientes no consumo de combustível.
 
Pecado da Mentira
Declarações ambientais que são simplesmente falsas. Os exemplos mais comuns eram produtos falsamente declarados como sendo certificados ou registrados pela eficiência energética (“Energy Star”).
Fonte: http://www.abntonline.com.br/rotulo/EccoInfo.aspx

sábado, 10 de setembro de 2011

Setembro Verde acontece em SP

A Matilha Cultural promove o Setembro Verde com atrações de cinema, música, exposições, oficinas, eventos e debates de 03/09 a 02/10, em São Paulo.

Dentre os filmes estão: "Viver sem Dinheiro", "O Veneno está na mesa", "Efeito Reciclagem" e "Sobre a Água".

>>>> Download da programação.

Estudantes constroem casa sustentável em comunidade Navajo


O estúdio de arquitetura DesignBuildBLUFF é uma organização sem fins lucrativos que constrói casas ambientalmente corretas para moradores da comunidade Navajo, nos EUA. Os voluntários são alunos de arquitetura, engajados com as causas sociais e que estão abertos a ajudar as comunidades necessitadas.
Em 2009 o projeto construiu uma casa que ajudou uma família composta por cinco pessoas: a mãe e seus quatro filhos, que haviam conseguido fugir de um marido alcoólatra, mas não encontravam moradia ou emprego. Durante muito tempo eles moraram em uma cabana apertada, com apenas 4,5 metros de largura. Neste espaço havia as camas, um pequeno fogão e uma geladeira.
A realidade desta família foi transformada através da disposição de 18 estudantes voluntários, do curso de Arquitetura e Planejamento da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
A nova casa possui pouco menos de 92 metros quadrados e foi construída dentro de padrões sustentáveis, que a tornam eficiente e cooperam para uma melhor qualidade de vida dos moradores. O fogão a lenha instalado na casa possui sistema de reaproveitamento do calor para o aquecimento da residência, já que ela está localizada no deserto e por lá os invernos são rigorosos.
Para reduzir o consumo energético, os estudantes usaram sistemas de obtenção energética limpa para toda a casa. Painéis solares, por exemplo, foram instalados para esquentar a água e armazenar o calor do sol.
Toda a casa foi construída a mão pelos voluntários, que estudaram a sua disposição, de modo a tornar a residência mais eficiente diante das condições climáticas locais. Por isso, a construção não conta com aparatos tecnológicos e todo o seu projeto contou apenas com estudos sobre o sol, o uso da madeira e brises.
A estética da casa foi pensada seguindo os padrões culturais da Reserva Navajo, assim ela tem a aparência rústica de um celeiro. Outro cuidado dos arquitetos foi em relação ao nível entre a construção e o chão. Por isso, a residência possui um vão, de pouco mais de um metro, que permite a passagem da areia, ao invés de deixá-la sendo acumulada ao redor da parede quando os fortes ventos do deserto sopram. Esse espaço também incentiva a ventilação natural.
O exterior da casa conta com materiais de origem reciclada, como é o caso dos postes de madeira, do revestimento em folhas de alumínio e dos pallets reconstruídos. Para finalizar, a pintura foi feita utilizando tinta natural feita de barro. Com informações do ArchDaily.
 
Fonte: Redação CicloVivo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como obter o selo Casa Azul

Mais uma certificação está acessível no mercado da construção civil: o Selo Casa Azul da Caixa. As construturas que atenderem os 19 critérios mínimos poderão obter facilidades no financiamento bancário além de terem o imóvel classificado como sustentável.

A cartilha é didática e oferece todas as informações necessárias para quem quer construir sem destruir o meio ambiente.

Faça o download >>>


Cartilha ensina a gerenciar os resíduos sólidos da construção

A cartilha "Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Construção Civil", elaborada pelo SINDUSCON-MG, contribui para a destinação adequada dos resíduos sólidos provenientes dessa que é uma das atividades que mais degrada o meio ambiente. Na publicação são abordados: a gestão dos resíduos sólidos da construção civil no município de Belo Horizonte, classificação, roteiro para gerenciamento de resíduos, desafios e resoluções estabelecidas pelo CONAMA.

Faça o download >>>

Madeira: uso sustentável na construção civil

As publicações "Madeira: Uso Sustentável na Construção Civil" e "Seja Legal" são dois importantes materiais para ajudar o setor da construção civil e todos os que utilizam a madeira de uma forma geral a usá-la de forma sustentável sem a destruição de nossas florestas.

Ambas foram produzidas com parceria da WWF.

O manual destaca a importância da incorporação de espécies alternativas de madeira empregada nas atividades da construção civil para minimizar os impactos ambientais.

Faça o download >>>
Seja Legal mostra opções para quem deseja eliminar a ilegalidade na cadeia produtiva da madeira e adotar o consumo de produtos com a certificação FSC. 
Comprando um móvel com o selo FSC, o consumidor tem a certeza de estar adquirindo um produto fabricado com obediência às leis de defesa do meio ambiente e à legislação trabalhista vigente.