terça-feira, 24 de maio de 2011

Como funciona uma casa sustentável 1

Introdução à casa sustentável
Por volta do mesmo período, todos os meses, milhões de pessoas abrem suas caixas de correio à procura de uma carta ou suas revistas favoritas, mas encontram apenas contas de luz,água, gás e telefone, todas conspirando para tomar seu dinheiro. Mas e se houvesse um modo de se livrar da compra desses serviços e produzir sua própria energia? Bom, existe um modo. Livrar-se do sistema convencional de abastecimento de energia e água tem sido uma escolha cada vez mais popular para quem quer reduzir suas emissões de carbono e declarar independência dos combustíveis fósseis.

Figura 1 - Abrir mão do sistema convencional de abastecimento de energia pode ser a saída para poupar dinheiro.
Fonte: ©iStockphoto.com/Acilo

Algumas pessoas decidem permanecer parcialmente fora do sistema convencional através de um suprimento próprio de eletricidade e se livrando da linha telefônica, enquanto continuam dependentes dos sistemas de água e esgoto da cidade. Outros escolhem não depender de nenhum desses serviços, cavando poços ou usando uma cisterna para a coleta de água. Assim as contas de água desaparecem. Um tanque séptico, por sua vez, cuida do esgoto.
É impossível calcular exatamente quantas pessoas nos Estados Unidos vivem em casas auto-suficientes, mas, em 2006, a revista Home Power estimou que mais de 180 mil casas têm suprimento independente de energia. E outras 27 mil usam energia solar e eólica. [fonte: USA Today]. Já no Brasil não existem dados específicos sobre o número de casas sustentáveis. Porém, há alguns projetos em andamento, como a Casa Solar Eficiente, desenvolvida pelo Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (Cresesb), na Ilha do Fundão (RJ).
Nesta série de artigos, vamos ver o que é necessário para não depender do sistema de abastecimento de água e luz, aprender sobre energia solar e eólica e ver as mudanças que envolvem viver fora "do sistema".

(IN:Bionomia Sapiens. Fonte: HowStuffWorks Brasil, 2010)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Precicle



Preciclar poucos conhecem essa palavra  !

Você sabe o que é preciclar? É muito simples!
É pensar antes de comprar.

40% do que nós compramos é "lixo".

São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta.

Poderia ser diferente?
Tudo sempre pode ser melhor.

Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

Estes são os 3 R's:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Reduzir o desperdício,
Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e
Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).

O termo reciclagem, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo.
Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova. Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização.
O que nós, como indivíduos, podemos fazer, é praticar os dois primeiros R's: reduzir e reutilizar.
Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.

Pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.

O importante é pensarmos sobre os 3 R's procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada,

preciclar!

Ou seja: Pensar antes de comprar. Pensar no resíduo que será gerado.

Evite embalagens plásticas: elas poderão ser transformadas em produtos plásticos reciclados. O vidro é totalmente reciclável e muito mais útil em termos de reutilização da embalagem.

Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!

Arqfine arquitetura e construção.

Resfriamento global para os próximos 20 anos.







ARQFINE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Casa 100 % sustentavel



http://www.portalctea.com.br/2011/04/28/era-uma-casa-muito-engracada-conheca-uma-casa-totalmente-sustentavel/

ARQFINE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO .

LEED


• LEED 
o Intro
o LEED v3
o Sistemas de Classificação LEED
o Projeto de Certificação
o Profissional Poderes
o LEED Recursos
o Construindo Parceria Performance
o Internacional
• Education Educação
o LEED Curriculum
o E-Learning
o Educação e Formação
o Encontrar Cursos
o Pesquisar Recursos e Especialistas
o Serviços de Educação Review
o Serviços de Desenvolvimento da Educação
• Resources Recursos
o Green Building Research
o Projeto de Estudos de Caso LEED
o Apresentações
o Governo
o K-12 e Ensino Superior
o Imóveis Comerciais
o Residencial
o Neighborhood Development
• News & Events Notícias e Eventos
o Haiti Socorro
o Nas Notícias
o Anúncios
o Newsletters
o Construções e Mudanças Climáticas
o Empregos verdes
o Greenbuild
o Eventos USGBC
o Eventos da Indústria
o USGBC Blog
• Committees Comissões
o Sobre Comitês
o Comissões do Conselho
o Códigos Comité
o Comitês de Educação
o Comissões LEED
o Comissões Capítulo
o Voluntários
• Chapters Capítulos
o Sobre os capítulos
o Capítulos em Ação
o Capítulo Centro de Recursos
• Membership Composição
o Sobre a Associação
o Somente para associados
o Membro do Diretório

• Procurar Menu
o Membro do Diretório
o Lista de LEED AP
o LEED Directory Project
• Pesquisa

• Início
• LEED
• Sistemas de Classificação LEED
Avaliação de Sistemas LEED

O que é o LEED ®?
Saiba mais: Introdução ao LEED »
O programa de certificação LEED green building estimula e acelera a adoção global do edifício verde e práticas sustentáveis de desenvolvimento através de um conjunto de sistemas de classificação que reconhece os projetos que implementam estratégias para um melhor desempenho ambiental e da saúde.

O LEED é um programa de certificação de terceiros e aceite o valor de referência a nível nacional para a concepção, construção e operação de alto desempenho edifícios verdes. LEED dá os proprietários e operadores das ferramentas que eles precisam ter um impacto imediato e mensurável sobre o desempenho de suas construções. LEED promove uma abordagem de toda a construção para a sustentabilidade, reconhecendo o desempenho em cinco áreas-chave da saúde humana e ambiental: desenvolvimento local sustentável, economia de água, eficiência energética, seleção de materiais ea qualidade do ambiente interior.
Quem usa o LEED?
Arquitetos, profissionais do setor imobiliário, gerentes, engenheiros, designers de interiores, paisagistas, gestores da construção, credores e funcionários do governo usam LEED para ajudar a transformar o ambiente construído para a sustentabilidade. Governos estaduais e municipais em todo o país estão adotando LEED para os edifícios de propriedade pública e público-financiado, há iniciativas LEED em agências federais, incluindo os Departamentos de Defesa, Agricultura, Energia e Estado, e projetos de LEED estão em países do mundo, incluindo Canadá, México, Brasil e Índia.
Como é LEED Desenvolvido?
sistemas de classificação LEED são desenvolvidas através de um consenso, baseado em processo aberto conduzido por comissões LEED . Cada comissão de voluntários é composto por um grupo diversificado de profissionais e peritos representando uma seção transversal do sector da construção. Os elementos-chave do processo USGBC consenso inclui uma estrutura de comissões equilibrado e transparente, grupos consultivos técnicos que assegurem a coerência e rigor científico, as oportunidades de comentário e análise das partes interessadas, membro da cédula novos sistemas de classificação, e um justo e aberto processo de apelação.

Avaliação de Sistemas LEED
Nova Construção
LEED para construções novas e importantes obras de renovação é destinado a orientar e distinguir de alta performance projetos comerciais e institucionais.
Prédios Existentes: Operações e Manutenção
LEED para Prédios Existentes: Operações e Manutenção fornece uma referência para os proprietários e operadores a medir operações, melhorias e manutenção.
Commercial Interiors
LEED para Commercial Interiors é uma referência para o mercado melhoria inquilino que lhe dá o poder de fazer escolhas sustentáveis para lojistas e designers.
Core & Shell
LEED para Core & Shell ajudas designers, construtores, promotores e proprietários de edifícios novos em execução o projeto sustentável para o novo núcleo e construção do escudo.
Escolas
LEED para escolas reconhece o carácter único da concepção e construção de K-12 escolas e atende às necessidades específicas dos espaços escolares.
Varejo
LEED para Varejo reconhece a natureza singular de design de varejo e projetos de construção e atende às necessidades específicas dos espaços de retalho.
Saúde
LEED para a Saúde promove sustentável planejamento, projeto e construção de unidades de saúde de alta performance.
Imóveis
LEED para Imóveis promove a concepção e construção de casas de alto desempenho verde.
Neighborhood Development
LEED para o Desenvolvimento do Bairro integra os princípios do crescimento inteligente, urbanismo e construção verde para o primeiro programa nacional para a concepção do bairro.
Desenvolvimento de Sistema de Classificação LEED
Leia as informações sobre a evolução dos sistemas de classificação LEED.
LEED Comentário Público
Revisar e comentar sobre as propostas de projectos finais dos novos e atualizados LEED Rating Systems.
LEED Perguntas Frequentes
Este é um grande recurso para a primeira LEED usuários e membros da equipe de projeto experiente iguais.
US Green Building Council EUA Green Building Council
Sobre o USGBC | Políticas e Diretrizes | Política de Privacidade | Termos e Condições | Perguntas Freqüentes | Contato
Copyright © 2011 EUA Green Building Council. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anab.








ANAB nasceu há 30 anos, tendo como referências a arquitetura sustentavel e a preservação do meio ambiente:



Quer saber mais sobre a Anab clique Aqui.