segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresa de Londres 2012 fará Parque Olímpico do Rio


O projeto básico dos Parques Olímpicos dos Jogos Londres 2012 e Rio 2016 terá a mesma assinatura, após o escritório londrino da Aecom ter sido anunciado nesta sexta-feira como o vencedor do concurso internacional para o plano geral urbanístico do complexo esportivo carioca. O local, que tem 1.180.000 metros quadrados, será palco da disputa de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas.

– Aproveitamos a experiência no projeto de Londres e a adaptamos às características do Rio – disse Adan Williams, diretor da Aecom,  que trabalhou no projeto sob a coordenação de Bill Hanway.

Pela vitória, os ingleses receberam R$ 100 mil e deixaram no segundo e terceiro lugares, escritórios dos Estados Unidos e Portugal, respectivamente. O passo seguinte será o desenvolvimento do projeto, já que o plano básico tem por função prever, por exemplo, onde serão instaladas e quais serão os tamanhos das arenas esportivas do Parque Olímpico.

– Tinha de ser um excepcional projeto durante os Jogos e para depois deles. E eles conseguiram isso, com um desenho urbanístico de boa qualidade e até com uma referência a valores paisagísticos do Rio, como o calçadão de Copacabana – disse o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães.

Entre as regras do concurso estava uma que determinou a necessidade 60% do terreno poder ser destinado à iniciativa privada. O restante será usado como Centro Olímpico de Treinamento e contará com instalações esportivas permanentes.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ainda não escolheu a modelagem para o terreno ser negociado com a iniciativa privada. Ontem, o político afirmou que um dos principais problemas no entorno do Parque Olímpico está próximo de ser resolvido: a remoção de uma favela.

AECOM TAMBÉM ESTÁ NA COPA DE 2014

No Brasil, na área esportiva, a Aecom conseguiu se associar a Recife na construção da Cidade da Copa 2014. Fundada na década de 90, nos Estados Unidos, a Aecom é especializada no fornecimento de serviços integrados de engenharia, design e gerenciamento de programas para os mais diversos tipos de mercados. E uma das diferenças entre os projetos do Rio e Londres é de o tempo de maturação do legado. No Brasil será de 30 anos, dez a menos do que os ingleses.

Fonte: O Povo Online

Conheça o plano da Vila Olimpica do Rio no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=JdLRuwczjwc

Nenhum comentário:

Postar um comentário